Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
INQUÉRITO
DO QUE GOSTOU MAIS?
Fotos
Canções
Videos
Poesia
Textos
Projectos escolares
Tema religião
Tema mitologia
Ver Resultados

  • Currently 2.48/5

Rating: 2.5/5 (1315 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página



BENVINDO

WELCOME

BIENVENU

WILLKOMMEN

BIENVENIDO

benvenuto

välkommen

bine ai venit

ترحيب

ברוך הבא

आपका स्वागत है

歡迎

καλωσόρισμα

добро пожаловать

ยินดีต้อนรับ

환영

kuwakaribisha

歓迎

ողջույն

selamat datang

நல்வரவு

 

 

 

 SOBRE MIM

     O meu nome é carlos manuel, sou professor, autor, compositor, colecionador de instrumentos musicais de todo o mundo e viajante sempre desejoso de ir mais longe. Gosto de viajar dentro de mim, em busca de novos lugares de inspiração e criatividade. Gosto de viajar na musica, na beleza das palavras e dos sons. Gosto de fazer música para quem nela quiser viajar.

 

VER TAMBÉM

www.vozetnica.blogspot.com

 

 MUSEU

     A instalação de um museu, onde possa ter exposta, de forma permanente, a minha coleção de instrumentos étnicos de todo o mundo, é um desejo só possível com ajuda jurídica e financeira. Para quem puder, e quiser ajudar, por favor contacte-me para o meu email carlosmanuel.sp@gmail.com Obrigado.

 

 

PUBLICIDADE

    No sentido de proporcionar receitas para a instalação do museu, é possível também a colocação de publicidade neste site. A eventuais interessados deixo o meu contacto de email: carlosmanuel.sp@gmail.com

Adufe genial da Catarina Anes, para Projeto Escolar Duff e Adufe, ano letivo 2015/16. Trabalho realizado pela Catarina com o seu pai e mãe. Muito obrigado. Clique no slideshow e aceda à página Duff e Adufe.

Projeto Escolar Duff e Adufe. Adufe pavão do professor, feito em caixa de pizza e cartolinas. Mais fotos, canções e vídeos em janela EDUCAÇÃO, item Duff e Adufe

 

cartaxo da Catarina Anes e do pai

Cartaxo da Catarina Anes, 5ºF e do pai, para projeto escolar cartaxos, ano letivo 2014/2015. Ver fotos e canções em item Educação/Cartaxos. Este trabalho obteve o 1º lugar no concurso de cartaxos.

Painel de cartaxos de João Henriques e família

Painel de cartaxos de João Henriques e família para a exposição escolar 2014/2015. Ver fotos e canções em item Educação/Cartaxos. Este trabalho obteve o 2º lugar no concurso de cartaxos.

Museu Virtual

Clique na imagem e aceda a link

cartaxos do João Henriques, do pai e da mãe

Cartaxo do João Henriques, do pai e da mãe. Projeto escolar 2014/2015 "Cartaxos". Ver fotos e canções em janela Educação, item cartaxos.

 

cartaxos bruxa

Cartaxos bruxa do professor. Mais fotos e canções em janela Educação, item Cartaxos.

 

Mobile sonoro

Mobile sonoro vencedor do concurso escolar. Feito por alunos e monitores da Cercimor. Do aluno Pedro do 5º ano. Mais fotos, video e canções, no item EDUCAÇÃO, mobiles sonoros.

Mobile sonoro

 

fundaçãocmcm

Clique na imagem e aceda a link

 

Chincalhos

Chincalhos. Feitos por alunas de 5º ano e famílias para a exposição na escola. Estes chincalhos inspiraram canções ao professor, que foram trabalhadas nas aulas, com flautas e instrumental Orff, gravadas e filmadas. Mais fotos e canções no item EDUCAÇÃO, canções dos instrumentos.

Chincalhos

Clique na imagem para ir a:

CMSerProfessor

 

Mobile sonoro

Mobile sonoro feito por aluna do 5º ano e a avó. Inspirou a canção Búzios, que se pode ouvir no item EDUCAÇÃO, mobiles sonoros.

 

carlosnetmood

Clique na imagem para aceder a link

 

Maraca

Maraca gato branco. Feito por aluna do 5º ano e família. Canção inspirada neste instrumento no item EDUCAÇAO, canções dos instrumentos.

 

Mobile sonoro

Mobile sonoro de canas coloridas. Feito por aluna do 5º ano e monitora da oficina da criança. Inspirou a canção Canavial, em item EDUCAÇÃO, mobiles sonoros.

 

pinto a manta

Clique na imagem para aceder a link

 

Reco-reco

Reco-reco galo. Feito por aluno do 5º ano e família para exposição escolar. Inspirou a canção Um regalo, que se encontra no item EDUCAÇÃO, canções dos instrumentos.

 

Reco-reco

Reco-reco peixe. Colaboração de aluna de 5º ano para a exposição na semana de educação musical. O instrumento foi construído por um senhor amigo da família, no Escoural. Inspirou canção, que se encontra no item EDUCAÇÃO, canções dos instrumentos.

 

Cartaxo

Cartaxo. Instrumento de cana, utilizado nos ranchos folclóricos. Oferecido por aluno. Tema para a exposição escolar deste ano letivo 2014/15. Ver fotos e canções no item CARTAXOS.

 

Natureza sonora

Natureza sonora. Projeto escolar. Mais fotos e canções em item EDUCAÇÃO, natureza sonora.

 

Mobile sonoro

Mobile sonoro com aproveitamento de tampas de garrafas e algumas conchas. Colaboração para a exposição escolar de aluno de 5º ano e família. Inspirou a canção Tampinha, trabalhada na aula com vozes, flautas e Orff.

 

Tréculas

 Tréculas. Idiofone tradicional português. Este instrumento foi feito pelo pai de uma aluna de 6º ano para a exposição da escola subordinada ao tema "instrumentos tradicionais". Inspirou uma canção, que a turma trabalhou com vozes, flautas e Orff. Mais fotos e canções em item EDUCAÇÃO, canções dos instrumentos.

 

          

  

 

                 

 

 Ronca de Elvas

 Ronca de Elvas. Mais fotos em MUSEU e EXPOSIÇÃO. Veja também o video no atelier do autor das roncas, Luis Pedras, em OUTRAS ARTES, roncas de Elvas.
         
 

 
         
    
Cordofones e idiofones da minha coleção. Mais fotos em item MUSEU e EXPOSIÇÃO.

 
 
            

     

 

 

 

Mobiles sonoros

 Mobiles sonoros. Mais fotos, videos e canções em item EDUCAÇÃO, mobiles sonoros.

 

 

        

 

 

                

 

 

Na sala de aula

 

 

 

 

 

               

 

 

 

 

 

 

 

          

 

 

                     

 

 

 

 

 

 

 

             

 

 

 

 

                      

       

 

      

 

 

 

      

 

 

            

 

        

 

 

 

 

          

 

 

 

 

 

 

                       

 

 

 

 

 

                  

 

 

 

                  

 

 

 

          

 

 

 

                

 


áustria
áustria


VIENA

O primeiro contacto com a cidade de Viena não foi muito motivador. Desde logo porque o hotel se situa longe do centro da cidade e, a caminhada que decidi fazer em busca da Karlsplatz, que tinha como referência no centro da cidade, próximo da ópera e de todos os monumentos edifícios e lugares importantes, também não revelou uma cidade propriamente muito especial. Naturalmente que a esta primeira impressão não era estranho o facto de estar muito cansado, tinha saído de casa pelas três horas da manhã rumo ao aeroporto de Lisboa, não tinha comido mais que aquilo que me foi oferecido no avião e, como o tempo para descobrir tudo o que desejava em Viena era limitado, nos primeiros instantes não fui capaz de prestar atenção aos detalhes...

 ... como a belíssima decoração deste edifício, na qual não dediquei  grande atenção na minha caminhada inicial em busca do centro da cidade.

No vídeo seguinte pode ver os primeiros momentos em Viena e o magnífico palácio de Schonbrunn.

A primeira impressão da cidade também estava à partida condicionada pelas altas expectativas que eu alimentava. Sempre ouvira dizer que Viena era uma cidade linda e, nos primeiros instantes, devido ao que já expliquei antes, essa expectativa saiu um pouco frustrada. Mas não tardou até que a beleza da cidade me cativasse. Uma vez chegado ao centro, Karlsplatz, ópera, Palácio imperial e toda a envolvente dessa zona mais central, percebi, então, porque Viena desfruta da fama de cidade lindíssima.

Catedral de Viena

Praça Albertina

Em baixo pode apreciar um vídeo com alguns dos monumentos mais importantes de Viena.

Com a emoção e o deslumbre no máximo, nem me dei conta que, entretanto, caíra a noite. Tanto melhor, decidi ficar mais um pouco para apreciar a beleza da cidade sob o efeito das iluminações...

 

 Ópera de Viena iluminada

Fonte iluminada

... mas, fazer o caminho de volta para o hotel, a pé, estava fora de questão, por ser muito longe, por ser de noite e pelos avisos quanto aos ladrões feitos repetidamente pela guia. Esses avisos, na verdade, constituíram uma surpresa para mim, pensava eu que, nestes países do centro da Europa, com prestígio de mais cultos e civilizados que os países da periferia, não havia tanto esse tipo de problemas, mas, a julgar pelos constantes alertas da guia a respeito dos gatunos, fiquei preocupado, apesar que, no seguimento da viagem não ter ocorrido qualquer situação de assalto, nem comigo nem com ninguém do grupo. Decidi fazer o caminho de volta de metro.

Mapa do metro de Viena

A ÓPERA DE VIENA

A ópera de Viena é referência obrigatória para quem visita a cidade. Edifício gigantesco e lindíssimo, por fora e por dentro, com mais de um milhar de trabalhadores e cerca de 100.000 euros de prejuízo diário, suportados pelos impostos dos austríacos. Única sala de espectáculos no mundo com apresentações novas todos os dias, e, que ano após ano, no dia 1 de Janeiro, nos entra pela casa dentro, via tv, com o habitual concerto de ano novo.

Ópera de Viena. Detalhe do exterior.

Ópera de Viena. Palco a ser preparado para a apresentação dessa noite.

No interior da ópera de Viena

No centro da cidade, mesmo junto à ópera, somos abordados frequentemente por homens vestidos com trajes de época, que nos incitam a comprar ingressos para concertos de música clássica. Eu fui justamente abordado junto do edifício da ópera e, julguei por isso que, o que me estavam a propor era assistir ao espectáculo dessa noite na ópera. Não é assim. Esses senhores vendem concertos de música clássica que acontecem em palácios privados, com preços a partir de 40 euros. Os bilhetes para a ópera só se adquirem na bilheteira do edifício.

OS PREÇOS

Aqui tudo é caro. Uma garrafa de água de litro e meio atinge mais de 4 euros, o café 3, 4, ou mesmo 5 euros. Tem sempre que se pagar para utilizar as casas de banho públicas ou mesmo nalguns estabelecimentos. Em Portugal, só em raras situações isso acontece, aqui, no entanto, deve andar sempre prevenido com algumas moedas para quando necessitar ir à casa de banho. Nalguns lugares existem máquinas que trocam notas por moedas e, também acontece, o valor pago na casa de banho ser descontado, parcialmente, no consumo.

                                      

Café expresso no Café Museu na Praça Karlsplatz em Viena. Optei pelo mais barato, ainda assim paguei 3.60 euros.

OUTROS VÍDEOS DE VIENA

 

A CATEDRAL

 A catedral de Viena é um monumento lindíssimo, que se encontra no centro da cidade, ao fundo de uma rua pedonal, muito frequentada, com muitas esplanadas, lojas de artesanato e lojas das grandes marcas internacionais. Por se encontrar no centro da cidade, fica bem perto da ópera e de outros sítios monumentais da cidade.

 Catedral, interior

O edifício é imponente no exterior e no interior, merece bem uma visita detalhada. Junto ao local, tem restaurantes e cafés com esplanadas e é, por isso, o local ideal para planear um momento de repouso com vista privilegiada.

 TORRE DO DANÚBIO

Das muitas torres do mesmo género que já tive a oportunidade de visitar, a torre do Danúbio em Viena é a única giratória. Desde logo, por esse facto inédito, torna-se surpreendente e inesquecível. Uma volta completa leva 30 minutos a completar e, como dispõe de um restaurante no topo, é possível fazer uma refeição com uma vista deslumbrante sempre a mudar.